quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

FERRAMENTA DE TRABALHO: O RAP


Paolla Grisolli

Seu nome de registro é Orandnil Modesto de Oliveira, mas poucos o chamam assim. Fylo, como é mais conhecido, é compositor e cantor de rap, mora em Curitiba e tem 27 anos. O seu testemunho começa aos 12 anos, quando uma grave hemorragia o levou para a emergência de um hospital e graças a um milagre, foi resgatado da morte por Deus. Dentro de casa, a sua família era uma mistura de católicos e espíritas. Seus pais se separaram quando era adolescente e sua situação financeira ficou cada vez mais difícil. Nesta fase a mãe e uma das irmãs de Fylo começaram a freqüentar uma igreja evangélica, enquanto ele começou aproveitar a sua liberdade nas ruas, bebendo e saindo muito. Ainda lembra de ter tirado muito sarro dos crentes nesta época.

Tudo começou a mudar na vida deste jovem quando aos 16 anos sua irmã insistiu para que ele fosse assistir uma apresentação de dança na igreja. Ele foi, e uma música que ouviu nesta noite tocou seu coração. Ainda depois da apresentação, algumas pessoas da igreja insistiram muito pra que ele fosse no acampamento de jovens. Ele acabou aceitando o convite, e a idéia que tinha sobre os jovens crentes, de que eram todos metidos e orgulhosos, mudou totalmente neste acampamento. Lá, depois de uma certa resistência inicial, Fylo entregou sua vida a Jesus Cristo. Começou então a freqüentar a 27ª Igreja Quadrangular, onde fez parte do grupo de coreografia e até do coral. Como sempre gostou de escrever, passou a compor letras de rap que falavam sobre a Salvação e a usar este dom para servir a Cristo.

Mais tarde ele conheceu e se juntou ao grupo de rap chamado Kontra Attack, e foi neste grupo que conheceu contatos importantes e aprendeu mais sobre música. Com eles, gravou um cd e ficou conhecido em Curitiba. Fizeram várias apresentações e já estavam tocando na rádio. Mas Fylo, e mais tarde os outros integrantes também, sentiu que o grupo estava se tornando o centro de todas as atenções em sua vida, e em 2006 a Kontra Attack resolveu paralisar seus trabalhos.

O jovem rapper nunca parou de cantar, muitas vezes pega seu violão e mostra suas músicas para os amigos na rua ou onde estiver. Com esta atitude ele fala de Jesus para várias pessoas. “Deus vai usar aquilo que você tem (...) Ele usou Davi com a funda, Moisés com o cajado (..) Deus usa a minha vida com o rap, e um pouco com o grafite também.” Ele explica que quando faz um grafite para alguém sempre acaba deixando uma mensagem, e que por causa do rap já puxou conversa com muita gente que acabou evangelizando.

Atualmente Fylo, que freqüenta a Igreja Bola de Neve há 3 anos, trabalha no seu projeto solo de rap, que se chamará Ataque de Letras. Ele também faz planos de voltar com o grupo Kontra Attack neste ano.
*foto: arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário