quinta-feira, 16 de julho de 2009

ARTE E ATITUDE


Tatuagem e piercing – Cuidados que fazem a diferença


Um assunto que está sempre nas rodas de discussão do povo cristão é: tatuagem e piercing, pode ou não pode? Esta é uma questão que vai longe, muito longe. O fato é que o número de jovens procurando os estúdios de body art aumenta todos os dias. Há adeptos do piercing e tatuados por toda a parte. Por este motivo, vamos deixar o “pode ou não pode” para outra ocasião, e você que quer saber mais sobre a body art, aqui vão algumas orientações importantes.

É muito fácil encontrar alguém com alguma destas artes hoje em dia, mas tem muita gente se arrependendo de não ter pensado um pouco mais antes de se enfiar na primeira portinha e arriscar a sorte. Muitos profissionais sérios desta área não se cansam de alertar para a quantidade de gente picareta espalhada por aí. Não se pode confiar em qualquer tatuador ou body piercer desconhecido e sem nenhuma referência. Por isto, o primeiro cuidado e mais importante antes de fazer sua tattoo ou piercing é: procure o local e a pessoa certa!

O analista de sistemas, Ricardo Gruppelli, é um tatuado e gosta de pesquisar sobre esta arte. Ele conta no que mais pensou na hora de escolher o estúdio e o profissional para fazer as suas tattoos. “Todas as vezes que fui procurar um tatuador, procurei alguém que tivesse uma boa qualidade profissional, precisava me sentir a vontade com o artista, coisa que não se explica muito, mas conversando um pouco percebe se tem afinidade. Depois me preocupei com a parte técnica, pedia pra ver os álbuns pra checar os tipos de desenhos e se o tatuador dominava a técnica que eu procurava.” Ele também conta que se preocupou em pegar indicações com amigos, mas que “a técnica foi o que mais contou”, “e hoje em dia todos os tatuadores são fiscalizados pela vigilância sanitária.” Pelo menos deveriam ser.


No caso da tatuagem, existe até uma exigência da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de regulamentação dos equipamentos e das tintas utilizadas nos estúdios. Mas qual é o perigo que estes materiais utilizados representam? Pode ocorrer alergia às tintas, devido ao uso de material não apropriado, em alguns casos a alergia se agrava e a pessoa precisa ser internada. Mas ao fazer uma tattoo há também o perigo de contrair a hepatite e até mesmo a AIDS. No caso do piercing, a pessoa também está exposta aos perigos como: infecções, inflamações, a hepatite, AIDS, além das reações alérgicas, como as chamadas *quelóides.

Mary é body piercer e também dá dicas muito importantes. Aqueles que pretendem colocar piercings ou alargadores, prestem atenção nestes detalhes. “Busque referências da clínica, veja se eles têm alvará da vigilância sanitária. Peça para ver o portifólio e se tudo o que é possível seja descartável ou esterilizado em autoclave. Feito isso procure a procedência da jóia, eles só podem te vender um piercing com garantia de que o material é aço cirúrgico 316 (o único próprio pra perfuração), ou ouro acima de 18k, ou titanium, niobium, teflon...” Após de se informar sobre a jóia, quanto ao profissional ela explica, “além de fazer a perfuração com segurança (bio segurança) ele tem que ter habilidade para ser bem sucedido. Depois disso tem que dar assistência pós-procedimento, além de te dar uma folha contendo os cuidados necessários para uma cicatrização perfeita.”


Então nunca se esqueça dos princípios básicos, procure um estúdio bem higienizado, que possua equipamentos esterilizados e faça sua tattoo ou piercing com profissionais que possuam boas indicações e experiência na área. Depois desta parte bem feita, agora é hora de decidir o que você irá fazer em seu corpo. A segunda dica é pensar bem, principalmente com relação aos desenhos das tatuagens, pois não há como voltar atrás.
Este é o caminho mais indicado, por quem já teve experiências e é da área, para aqueles que curtem a body art, e principalmente, prezam pelo seu corpo. “O mundo da body art não pára... estão sempre estudando novos materiais, técnicas diferentes para um procedimento mais seguro, uma cicatrização perfeita e um resultado bonito.” Afirma a piercer Mary, que deixa também a dica do site http://www.bmezine.com/, em inglês, para os interessados no assunto.

texto: Paolla Grisolli
créditos fotos: Ricardo - Sheron Anne Tattoo/ Mary - Arquivo pessoal.

*"Apenas gostaria de deixar uma "errata" quanto ao citado que quelóide é uma reação alérgica. Na verdade eles podem aparecer a partir de uma alergia localizada, mas de fato é que o quelóide é uma hipertrofia celular que ocorre nas lesões cicatriciais, ou seja, é "uma cicatriz que não sabe quando parar de crescer". Ele se caracteriza por uma cicatriz endurecida, que se eleva acima do nível normal da pele." - Sheron Anne

3 comentários:

  1. O Ricardo Grupelli(citado na matéria) me passou o link. Fiquei feliz em ler o texto que trata do assunto com uma abordagem profissional.
    Tanto no meio cristão como não cristão, muito ainda não se sabe sobre o mundo das tatuagens, piercings e modificações corporais, existe ainda muita coisa que o grande público desconhece e prefere ficar nos mitos.
    Apenas gostaria de deixar uma "errata" quanto ao citado que quelóide é uma reação alérgica. Na verdade eles podem aparecer a partir de uma alergia localizada, mas de fato é que o quelóide é uma hipertrofia celular que ocorre nas lesões cicatriciais, ou seja, é "uma cicatriz que não sabe quando parar de crescer". Ele se caracteriza por uma cicatriz endurecida, que se eleva acima do nível normal da pele.
    No mais tenho a agradecer que de forma mesmo que indireta, em uma matéria onde se aborda o porfissionalismo nessa área, meu nome tenha sido colocado nos créditos e uma foto de trabalho meu mostrada como exemplo.
    Que Deus continue a abençoar o trabalho de vocês que tratando se assuntos voltados a uma juventude comtemporânea, possa servir de meio a serviço do Reino.
    Sheron Anne

    ResponderExcluir
  2. o texto é muito bom apesar de ter faltado um pouco de agrecividade... creio que esse assunto deve ser abordado com uma perspectiva um pouco mais proxima, pois ainda se pode sentir, mesmo que de uma maneira sutil, que o texto assume uma posição contra o ato de transformar seu corpo em uma obra de arte.

    ResponderExcluir
  3. Sheron SUPER VALEU pelo esclarecimento sobre quelóide, vou colocar uma errata na matéria tb!Obrigada pelo comentário, estamos unidos pelo mesmo propósito sempre!
    Tcheba, valeu tb!!! Me preocupei em esclarecer o básico e mostrar os fatos desta vez. Mas sou tatuada e amo esta arte, não pensei em desestimular a galera, apenas é bom ficar esperto sempre!
    Continuem nos visitando!PAZ!!!
    Paolla

    ResponderExcluir