quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Marcha COM Jesus em Campo Largo, mais uma tentativa de silêncio

Publicado por Rede FALE Paraná em 24 agosto 2010.

Se a Bíblia fala sobre o dever cristão da não conformidade frente às injustiças, exploração, corrupção, se nos adverte sobre a impossibilidade de servirmos às riquezas e ao poder personificados na figura de Mamom, se reafirma constantemente a necessidade de proclamarmos os valores do Reino de Deus, por que então calaríamos?


Juntos, Rede Fale Paraná, o Monte Horebe que ajudou na impressão do informativo Construção e o EPJ - Evangélicos pela Justiça, com o mesmo propósito com que atuamos na Marcha PARA Jesus em Curitiba no dia 15 de maio, estivemos na Marcha PARA Jesus em Campo Largo, região metropolitana da capital paranaense, COM Jesus, pelo órfão, a viúva e os estrangeiros, como diziam os profetas do Velho Testamento, aos pobres e desassistidos de nossa época, pela justiça social em nossos tempos. Mais do que questionarmos o que a Marcha não é, o objetivo é procurar possibilidades para o que ela poderia ser.

Levamos cartazes pedindo perdão pelo consumismo, individualismo e pela omissão frente aos problemas sociais de nosso país. Em nossa faixa principal, aproveitamos da presença dos vários políticos e candidatos no local, para cobrar políticas públicas urgentes para a cidade:

POLÍTICOS, DIREITO NÃO É FAVOR
Tive sede e não me deram saneamento básico;
Estive doente e a saúde pública me desamparou;
Estava com fome de comida e conhecimento e não me saciaram...
Quis ir para o culto, mas o transporte público era ineficiente.
(Adaptado de Mateus 25)

Nos comprometemos a ser uma pedra no sapato das autoridades, que são servas de Deus para o nosso bem Rm 13:4, nunca para o clientelismo, esquemas e corrupção. Os ouvidos dos ricos opressores estão surdos aos clamores dos trabalhadores, como descrito em Tiago 5. Oramos para que o Senhor os desassoseguem de sua inércia e insensibilidade para com os direitos dos cidadãos (Informativo Construção, Abril de 2010).

As várias tentativas anteriores de conversa em busca de solução para problemas urgentes na cidade como transporte público ineficiente, educação e saúde pública de qualidade, saneamento básico, ou acabaram em discursos vazios, ou foram simplesmente ignoradas.
Para complicar, além do prefeito de Campo Largo, vários secretários e diretores de secretarias, vereadores e servidores públicos em cargos importantes, são EVANGÉLICOS.
Na abertura da marcha, o pastor responsável pelo evento, o senhor Ari Stroparo, diretor geral da
secretaria de assistência social, disse que a marcha NÃO ERA POLÍTICA, e que aquela era uma manifestação para “exaltar” o nome de Jesus.
Muito bem, Junto ao palco haviam carros de som e faixas do dep. André Zacarov – do candidato à dep. Estadual e ex -secretário de assuntos estratégicos e o”futuro” sucessor do prefeito, Carlos Andrade e do pastor Reinaldo, “o dep. da paz”.... e, é lógico, o prefeito teve ampla oportunidade de falar ao microfone.

Saímos Marchando... logo os “bonzãos” vieram nos “pedir” que retirássemos a faixa que cobrava políticas públicas. A Lais e a Raquel, ambas da Rede Fale Paraná estavam levando a faixa quando um brutamontes de um pastorzão a retirou das mãos delas... (Machismo? Abuso da força?...).
Quando cheguei e soube o que havia acontecido pedi imediatamente que esticássemos a faixa...

Foi muito bonito! Logo os bacanas vieram afrontar novamente:
- Vocês vão ter que tirar essa faixa, a marcha é para “jesuis”. Isso que vocês
estão fazendo é política!
- Não tiro, não tiro, não tiro!
- Tira sim! Quem é o pastor de vocês, leve-nos ao vosso líder!
- Nosso líder é Jesus!

Disse a eles que tiraríamos a faixa se eles nos trouxessem a lei que dizia que o que estávamos fazendo era ilegal, disse também que se o prefeito falasse ao microfone que se comprometeria a resolver os problemas da cidade tiraríamos a faixa...
Logo eles voltaram com um guarda municipal...

- Tá aí a lei, agora vocês vão ter que tirar! Isso é política, insistiam eles –
e começaram a arrancar a força! O guarda só olhava a coisa meio confuso, não
estava entendendo...
O Douglas disse: “se o que estiver escrito for mentira, nós tiramos”. Não souberam responder... só puderam dizer: “isso é política” - mas o pastor Reinaldo, o dep. da paz e o dep. Zacarov continuavam marchando, e ao final, muita música boa de propaganda política: “Zacarov é bom, Zacarov é bom... esse cabra é muito bom, esse cabra é muito bom...”

Como não conseguiram nos intimidar apelaram para a oração. A marcha parou e eles começaram a orar para expulsar o nosso “demônio”... Foi um sarro! Ainda mais quando um dos pastores me reconheceu de uma carona que eu tinha dado a ele meses atras, disse: “já sei quem é o teu pastor! Vou ligar e contar tudo para ele!” e saiu bufando. Um barato!

Mas, fora essa piada toda, muita gente veio conversar. Muita gente que está de saco cheio com essa palhaçada toda. Teve um pastor, o Pr. Rutimar, da comunidade Carisma, de Monte Castelo, SC, que estava lá para documentar o absurdo. Nos entrevistou, e ainda ajudou a carregar a faixa.
Além disso distribuímos a segunda edição do informativo CONSTRUÇÃO, o que provocou muito interesse da população, pois é uma ferramenta concreta de cobrança das autoridades. O panfleto tem o apoio da Rede FALE, do centro de treinamento Monte Horebe, e agora, com o apoio e parceria do EPJ, a coisa tá muito mais pra frente. Muita gente vai poder conhecer a ação de cristãos comprometidos com a verdade... O panfleto é uma doação de uma gráfica em Ctba, o dono não quer ter sua gráfica divulgada, mas disse para divulgarmos a Gráfica Solidária Monte Horebe, que é um projeto social... são 3.000 exemplares.

Washington Cruz
Douglas Rezende
Campo Largo, 23/08/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário